Tópico: Motivação

JOÃO, O SUCESSO VEM DA MOTIVAÇÃO!!!

A motivação dentro da sala de aula quando os estímulos são bem mais interessantes lá fora!

Hoje, mesmo que pouco, fiz muito e só bastou um sorriso…Foi só capacitar os adolescentes, acreditar neles, dar-lhes algo diferente, colocá-los a pensar, agitar as consciências, rever matéria, estar com eles e para eles…foi só ajudar a mudar o mundo para melhor…Com um gesto, posso fazer a diferença… E quando a burocracia nos impede de sermos o professor ou a professora que queremos ser e quando o Sistema nos puxa para o abismo?…

Para haver motivação na sala e aula é necessário que haja interesse, vontade, desejo de aprender. Um bom professor, animado, alegre, envolvente, com certeza ajuda muito a criar um clima propício para aulas mais dinâmicas e atrativas, dado que estará sempre a “competir” com estímulos muito aliciantes do exterior da sua aula. Mas nem sempre o professor está animado ou nem sempre o aluno tem vontade de se “deixar motivar”. O que fazer?

Motivação é sinónimo de metas, objetivos, clareza. Quando o estudante passa a ter consciência da importância do estudo, quando ele começa a ver utilidade nas matérias que está estudando, quando as aulas deixam de ser chatas e passam a ser dinâmicas, velozes, modernas, veiculadas de acordo com as diferenças dos alunos e das turmas, a motivação aparece.

Ensinar é criar metas enquanto professor e aprender é ciar metas individuais enquanto aluno. Quando os resultados começam a aparecer, a motivação aumenta ainda mais. Motivação gera motivação… E motivação gera Sucesso para professor e para o aluno!

PS: Em casa hoje falei da minha professora de há 30 anos atrás… Há sempre alguém assim; alguém que se envolve, que motiva e abre Portas, as portas do mundo, as portas de mim próprio para o meu futuro!…

 

Comentar