Currículo da Associação


Com o apoio do Governo Regional dos Açores e em parceria com a Associação Cinema Sem Conflitos, pelo terceiro ano consecutivo a ilha de São Miguel, localizada no Arquipélago dos Açores, recebe o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense.

Evento de entrada livre que contou com a presença de mais de 2500 alunos nas ilhas de São Miguel, Terceira e Pico. Realizaram-se sessões de cinema compostas por 12 curtas metragens de reconhecido valor artístico e cultural, com um tempo total 60 minutos, seguido de debate. A moderação das sessões ficou a cargo de profissionais especializados das áreas da psicologia e pedagogia. O debate foi sempre direcionado para as inquietações e idiossincrasias dos alunos presentes em cada sessão, tendo em vista os principais domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e o apoio à comunidade em causa.

A mostra decorreu no Teatro Micaelense e contou com a presença de mais de 1100 alunos das diversas escolas de São Miguel

O projeto Cinema Sem Conflitos transformou-se na Associação
Cinema Sem Conflitos, associação coletiva de direito privado
sem finalidade lucrativa, que tem como principal foco de
atividade a prevenção e mediação de conflitos através da
cultura nas comunidades educativas da Região Autónoma dos
Açores.

O projeto Cinema Sem Conflitos recebe apoio da RJACC ao audiovisual e multimédia no valor de 6262 euros para aquisição de material de filmagem e edição de vídeo, nomeadamente computadores e câmaras de filmar para a IPSS - Casa do Povo de Vila Franca do Campo.

O projeto recebe o seu primeiro apoio, através do concurso "Inspira-te aprende e Age" da Direção Regional da Juventude, no valor de 6000 euros.
A verba foi aplicada na aquisição de material audiovisual e multimédia para a Escola Básica e Secundária de Rabo de Peixe.

Título do artigo: "Cinema Sem Conflitos. Quando Através do Cinema Também se Pode Mediar Conflitos em Contexto Escolar".

Participação do projeto Cinema Sem Conflitos na 7ª conferência internacional de Cinema de Viana da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em movimento).

Plataforma online inovadora de apoio às escolas com a catalogação de filmes com os temas: amor e sexualidade, bullying, dilemas sociais, drogas, família, emoções, racismo, relações interpessoais, religião, cultura e violência.
Em simultâneo decorreu a apresentação do projeto na conferência "IX - Aprender no Alentejo - Encontro Regional da Educação".

Marca nacional registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Marca nacional nº 542403.

No âmbito da disciplina de Mediação e Resolução de Conflitos em contextos escolares do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.