Com o artigo "Da conceção à implementação: Como a ‘Mostra Cinema Sem Conflitos’ inspirou a mudança nas escolas Açorianas"
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Evento de entrada livre nas ilhas de São Miguel e Terceira que reuniu mais de 2500 alunos. Foram apresentadas 9 curtas-metragens de elevado valor artístico e cultural em sessões de 50 minutos, seguidas de debates. Estes foram moderados por especialistas em psicologia e pedagogia, centrando-se nas preocupações dos alunos e nos objetivos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
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Esta ação propõe-se formar professores para aproveitar o potencial do cinema na prevenção e mediação de conflitos, bem como explorar estratégias práticas de preparação dos alunos para lidarem com situações hipotéticas que possam surgir no seu quotidiano.
Foram objetivos desta formação de 4 horas:
- Refletir sobre o papel do professor mediador;
Usar o cinema na transmissão de mensagens complexas;
Otimizar pesquisas de filmes online em plataformas de livre acesso;
Promover experiências cinematográfica imersivas em contexto escolar;
Preparar estratégias de prevenção e mediação eficazes.
Ação orientada por Ricardo Braga Silva.
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O presente estudo centra-se na utilização de filmes em âmbito educativo, explorando as potenciais diferenças de impacto entre ver filmes numa sala de cinema convencional e em ecrãs pessoais como PCs, tablets ou smartphones. Baseia-se em dados empíricos, envolvendo pesquisa de campo com alunos (N = 324) de idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Foram utilizados questionários online, acessíveis através de códigos QR, para recolher os dados no final das sessões de visionamento dos filmes. Os resultados indicam que a experiência de visualização em sala de cinema provoca um nível de impacto mais elevado e aumenta a predisposição para o envolvimento com os conteúdos traduzido em comentários mais extensos e aprofundados no âmbito da pesquisa de campo. Além disso, constata-se que os alunos que assistiram aos filmes através de ecrãs pessoais atribuíram menor importância aos aspetos visuais, designadamente ao tamanho e resolução do ecrã, sendo um possível indicador de menor atenção e foco no que está a ser apresentado. Acima de tudo, este estudo demonstra a importância de criar um ambiente semelhante ao das salas de cinema em contextos educativos para proporcionar aos alunos uma experiência audiovisual mais intensa e eficaz.
Com o apoio do Governo Regional dos Açores e em parceria com a Associação Cinema Sem Conflitos, pelo terceiro ano consecutivo a ilha de São Miguel, localizada no Arquipélago dos Açores, recebe o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense.
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A Mostra Cinema Sem Conflitos 2022 foi um evento de entrada livre que contou com a presença de mais de 2500 alunos nas ilhas de São Miguel, Terceira e Pico. Realizaram-se sessões de cinema compostas por 12 curtas metragens de reconhecido valor artístico e cultural, com um tempo total 60 minutos, seguido de debate. A moderação das sessões ficou a cargo de profissionais especializados das áreas da psicologia e pedagogia. O debate foi sempre direcionado para as inquietações e idiossincrasias dos alunos presentes em cada sessão, tendo em vista os principais domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e o apoio à comunidade em causa.
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A mostra decorreu no Teatro Micaelense e contou com a presença de mais de 1100 alunos das diversas escolas de São Miguel.
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O projeto Cinema Sem Conflitos transformou-se na Associação
Cinema Sem Conflitos, associação coletiva de direito privado
sem finalidade lucrativa, que tem como principal foco de
atividade a prevenção e mediação de conflitos através da
cultura nas comunidades educativas da Região Autónoma dos
Açores.
O projeto Cinema Sem Conflitos recebe apoio da RJACC ao audiovisual e multimédia no valor de 6262 euros para aquisição de material de filmagem e edição de vídeo, nomeadamente computadores e câmaras de filmar para a IPSS - Casa do Povo de Vila Franca do Campo.
O projeto recebe o seu primeiro apoio, através do concurso "Inspira-te aprende e Age" da Direção Regional da Juventude, no valor de 6000 euros.
A verba foi aplicada na aquisição de material audiovisual e multimédia para a Escola Básica e Secundária de Rabo de Peixe.
Título do artigo: "Cinema Sem Conflitos. Quando Através do Cinema Também se Pode Mediar Conflitos em Contexto Escolar".
Participação do projeto Cinema Sem Conflitos na 7ª conferência internacional de Cinema de Viana da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em movimento).
Plataforma online inovadora de apoio às escolas com a catalogação de filmes com os temas: amor e sexualidade, bullying, dilemas sociais, drogas, família, emoções, racismo, relações interpessoais, religião, cultura e violência.
Em simultâneo decorreu a apresentação do projeto na conferência "IX - Aprender no Alentejo - Encontro Regional da Educação".
Marca nacional registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Marca nacional nº 542403.
No âmbito da disciplina de Mediação e Resolução de Conflitos em contextos escolares do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.