História da Associação

9 a 13 outubro
Evento
Mostra Cinema Sem Conflitos 2023

Evento de entrada livre nas ilhas de São Miguel e Terceira que reuniu mais de 2500 alunos. Foram apresentadas 9 curtas-metragens de elevado valor artístico e cultural em sessões de 50 minutos, seguidas de debates. Estes foram moderados por especialistas em psicologia e pedagogia, centrando-se nas preocupações dos alunos e nos objetivos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Ver reportagem RTP Açores.

2022
31 outubro a 5 novembro
Evento
FICASC Açores

Com o apoio do Governo Regional dos Açores e em parceria com a Associação Cinema Sem Conflitos, pelo terceiro ano consecutivo a ilha de São Miguel, localizada no Arquipélago dos Açores, recebe o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense.

29 setembro a 7 outubro
Evento
Mostra Cinema Sem Conflitos 2022

A Mostra Cinema Sem Conflitos 2022 - https://cinemasemconflitos.pt/2022 - foi um evento de entrada livre que contou com a presença de mais de 2500 alunos nas ilhas de São Miguel, Terceira e Pico. Realizaram-se sessões de cinema compostas por 12 curtas metragens de reconhecido valor artístico e cultural, com um tempo total 60 minutos, seguido de debate. A moderação das sessões ficou a cargo de profissionais especializados das áreas da psicologia e pedagogia. O debate foi sempre direcionado para as inquietações e idiossincrasias dos alunos presentes em cada sessão, tendo em vista os principais domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e o apoio à comunidade em causa.

Reportagem RTP Açores - https://youtu.be/A1z3Ep3m3X0

 

2021
23 e 24 de novembro
Evento
Mostra Cinema Sem Conflitos 2021

A mostra decorreu no Teatro Micaelense e contou com a presença de mais de 1100 alunos das diversas escolas de São Miguel.

Reportagem RTP Açores - https://youtu.be/evPSEKtEp18

 

13 de abril
Marco
Constituição oficial da Associação Cinema Sem Conflitos

O projeto Cinema Sem Conflitos transformou-se na Associação
Cinema Sem Conflitos, associação coletiva de direito privado
sem finalidade lucrativa, que tem como principal foco de
atividade a prevenção e mediação de conflitos através da
cultura nas comunidades educativas da Região Autónoma dos
Açores.

2020
24 de fevereiro
Apoio
Apoio RJACC

O projeto Cinema Sem Conflitos recebe apoio da RJACC ao audiovisual e multimédia no valor de 6262 euros para aquisição de material de filmagem e edição de vídeo, nomeadamente computadores e câmaras de filmar para a IPSS - Casa do Povo de Vila Franca do Campo.

2019
15 de março
Apoio
Apoio Direção Regional da Juventude

O projeto recebe o seu primeiro apoio, através do concurso "Inspira-te aprende e Age" da Direção Regional da Juventude, no valor de 6000 euros.

A verba foi aplicada na aquisição de material audiovisual e multimédia para a Escola Básica e Secundária de Rabo de Peixe.

2018
5 de setembro
Artigo
Revista Portuguesa de Educação Artística.

Título do artigo: "Cinema Sem Conflitos. Quando Através do Cinema Também se Pode Mediar Conflitos em Contexto Escolar".

2 a 7 de maio
Artigo
Conferência internacional de Cinema de Viana da AIM

Participação do projeto Cinema Sem Conflitos na 7ª conferência internacional de Cinema de Viana da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em movimento).

2017
26 de maio
Marco
Inauguração da nova plataforma online

Plataforma online inovadora de apoio às escolas com a catalogação de filmes com os temas: amor e sexualidade, bullying, dilemas sociais, drogas, família, emoções, racismo, relações interpessoais, religião, cultura e violência.

Em simultâneo decorreu a apresentação do projeto na conferência "IX - Aprender no Alentejo - Encontro Regional da Educação".

 

2015
8 de maio
Marco
Marca nacional registada no INPI

Marca nacional registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Marca nacional nº 542403.

2011
dezembro
Marco
O "Cinema Sem Conflitos", enquanto projeto, nasceu na Universidade de Évora

No âmbito da disciplina de Mediação e Resolução de Conflitos em contextos escolares do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.